A ONG Semear em parceria com a Prefeitura de São Gonçalo tem administrado as ações do Projeto Pro Jovem no município desde abril de 2009.

Atuando na contratação de professores, na compra de materiais escolares e na organização do Projeto Pro Jovem a ONG Semear estimula o crescimento pessoal e profissional dos alunos inscritos.

O Pro Jovem visa atender jovens de 18 a 29 anos que não concluíram o ensino fundamental oferecendo a oportunidade de conclusão e formação profissional promovendo a inclusão social de cerca de 3 mil jovens carentes.

Além de estimular o termino dos estudos o projeto organizado pela ONG Semear procura inserir a cultura dentro do contexto escolar, estimulando a participação cidadã e colaboração com a sociedade.

Entre as escolas municipais participantes estão a Castelo Branco, Haroldo Gomes e Mario Quintana. As aulas são realizadas das 18 às 22h.

Dentro do projeto os alunos vão poder concluir o fundamental com aulas de matemática, português e inglês e elevar o seu nível de qualificação profissional dentro do mercado escolhendo entre as áreas de atuação: telemática, vestuário alimentação e construção e reparo.

Todo o material didático é oferecido durante a duração do projeto que é de 18 meses. Os alunos que alcançarem os critérios suficientes de freqüência e participação vão receber uma bolsa de R$100,00.

“Estamos estudando a proposta de ampliar a qualificação profissional dentro do município de São Gonçalo. Aumentando o numero de aulas para que os jovens tenham mais capacitação dentro do mercado de trabalho.” – Talita de Castro, coordenadora do Pro Jovem Urbano.

Parceria:
Prefeitura Municipal de São Gonçalo